Canais de contacto com a CGA

2024-09-03

Todos os assuntos da Caixa Geral de Aposentações podem ser tratados através dos seguintes canais que temos ao seu dispor:

CGA Directa (área autenticada no Portal CGA):
  • Pedido de aposentação (menu Formulários);
  • Evolução do pedido de aposentação (menu O meu pedido);
  • Simulação da pensão de aposentação (menu Simulador);
  • Declaração IRS, Multiusos e avisos mensais (menu Documentos);
  • Pagamento da pensão (menu Pagamentos);
  • Confirmação de e-mail e telemóvel (menu Ficha utilizador);
  • Atualização de dados, contagens de tempo e pedidos de aposentação (ex-subscritores), requerimentos de pensão sobrevivência e outras prestações por morte, entre outros (menu Formulários).
Correio eletrónico (e-mail):

Nomeadamente, situações especificas sobre Simulações de pensão, Pagamento de pensões ou casos particulares da sua situação junto da CGA. Para um melhor enquadramento é fundamental que indique o assunto que pretende esclarecer e que se identifique (nome completo e n.º subscritor ou pensionista da CGA).

As mensagens apenas são recebidas se receber um email de confirmação (com um n.º atribuído).

Todos os pedidos ou respostas às nossas comunicações devem ser-nos enviados por correio, de preferência eletrónico (e-mail). Utilize as opções que disponibilizamos no Portal CGA e CGA Directa (Contactar CGA).

Por motivos de segurança, informamos que o envio de e-mails para a CGA, deve cumprir os seguintes requisitos:

  • tamanho máximo 18MB (texto + anexos);
  • anexos com extensões limitados aos seguintes tipos de ficheiros e extensões:
    • Microsoft Office - DOC, DOCX, PPT, PPTX, TXT, XLS e XLSX;
    • Imagens - JPG, JPEG, PNG e TIF;
    • Portable Document Format - PDF;
    • Formatos comprimidos - ZIP e 7Z.
  • as Entidades e Serviços que se relacionam com a CGA por e-mail devem garantir que os métodos de autenticação SPF, DKIM e DMARC estão corretamente configurados nos servidores de envio - sem estas configurações não há garantia da origem dos e-mails, pelo que os mesmos podem ser eliminados por serem identificados como SPAM ou ficar em quarentena.

Linha Azul:

Informações gerais sobre aposentação, contagem de tempo, pagamento de pensões, verificação de incapacidade, pensões de sobrevivência e outras prestações por morte, CGA Directa e outras prestações. Deverá selecionar a opção pretendida.


Atendimento Telefónico

  • 217 807 807 (linha azul)
    todos os dias úteis das 8:30 às 16:30

Atendimento Escrito

Centraliza as respostas a todos os pedidos de informação e esclarecimento sobre qualquer assunto relacionado com a Caixa Geral de Aposentações, devendo estes ser dirigidos à CGA por:

  • E-mail
    :


  • Carta
    Apartado 1194
    1054-001 Lisboa

Atendimento Presencial

Atendimento presencial sem agendamento prévio, em Lisboa e no Porto.
todos os dias úteis das 9:00 às 12:00

Aconselhamos o agendamento prévio do atendimento presencial através da opção 6 da Linha Azul, porquanto:

  • O atendimento presencial sem agendamento prévio destina-se a informações de caráter geral e à entrega de documentos;
  • As matérias relativas à situação individual de utentes, como pedidos de atribuição de pensão, exigem uma análise prévia, pelo que carecem de agendamento.

O Atendimento (presencial, telefónico ou escrito) não realiza simulações nem indica valores prováveis de pensão. Para o efeito, os utentes dispõem de um Simulador no Portal CGA.


Lisboa

Av. João XXI 63, 1000-300 Lisboa

Latitude: 38° 44' 28.1" N(38.741142)
Longitude: 9° 8' 29.7" W(-9.141595)


na Sede da CGA (edificio sede da CGD)
todos os dias úteis, das 9:00 às 12:00

Avenida João XXI, n.º 63
1000-300 Lisboa

Porto

Rua da Boavista 353, 4050-041 Porto

Latitude: 41° 9' 21.3" N(41.155921)
Longitude: 8° 37' 2.6" W(-8.617392)


todos os dias úteis, das 9:00 às 12:00

Rua da Boavista, n.º 353
4050-107 Porto

A Caixa Geral de Aposentações conta com a colaboração dos seus utentes para a melhoria da qualidade dos serviços que presta, devendo, nos contactos com a CGA, indicar sempre:

  • Nome completo;
  • Número de Subscritor ou Pensionista, conforme o caso;
  • Referência da comunicação da CGA, em caso de resposta.