Canais de contacto com a CGA
Todos os assuntos da Caixa Geral de Aposentações podem ser tratados através dos seguintes canais que temos ao seu dispor:
- Pedido de aposentação (menu Formulários);
- Evolução do pedido de aposentação (menu O meu pedido);
- Simulação da pensão de aposentação (menu Simulador);
- Declaração IRS, Multiusos e avisos mensais (menu Documentos);
- Pagamento da pensão (menu Pagamentos);
- Confirmação de e-mail e telemóvel (menu Ficha utilizador);
- Atualização de dados, contagens de tempo e pedidos de aposentação (ex-subscritores), requerimentos de pensão sobrevivência e outras prestações por morte, entre outros (menu Formulários).
Nomeadamente, situações especificas sobre Simulações de pensão, Pagamento de pensões ou casos particulares da sua situação junto da CGA. Para um melhor enquadramento é fundamental que indique o assunto que pretende esclarecer e que se identifique (nome completo e n.º subscritor ou pensionista da CGA).
As mensagens apenas são recebidas se receber um email de confirmação (com um n.º atribuído).
Todos os pedidos ou respostas às nossas comunicações devem ser-nos enviados por correio, de preferência eletrónico (e-mail). Utilize as opções que disponibilizamos no Portal CGA e CGA Directa (Contactar CGA).
Por motivos de segurança, informamos que o envio de e-mails para a CGA, deve cumprir os seguintes requisitos:
- tamanho máximo 18MB (texto + anexos);
- anexos com extensões limitados aos seguintes tipos de ficheiros e extensões:
- Microsoft Office - DOC, DOCX, PPT, PPTX, TXT, XLS e XLSX;
- Imagens - JPG, JPEG, PNG e TIF;
- Portable Document Format - PDF;
- Formatos comprimidos - ZIP e 7Z.
- as Entidades e Serviços que se relacionam com a CGA por e-mail devem garantir que os métodos de autenticação SPF, DKIM e DMARC estão corretamente configurados nos servidores de envio - sem estas configurações não há garantia da origem dos e-mails, pelo que os mesmos podem ser eliminados por serem identificados como SPAM ou ficar em quarentena.
Linha Azul:
Informações gerais sobre aposentação, contagem de tempo, pagamento de pensões, verificação de incapacidade, pensões de sobrevivência e outras prestações por morte, CGA Directa e outras prestações. Deverá selecionar a opção pretendida.
Atendimento Telefónico
- 217 807 807 (linha azul)
todos os dias úteis das 8:30 às 16:30
Atendimento Escrito
Centraliza as respostas a todos os pedidos de informação e esclarecimento sobre qualquer assunto relacionado com a Caixa Geral de Aposentações, devendo estes ser dirigidos à CGA por:
- E-mail
: - Carta
Apartado 1194
1054-001 Lisboa
Atendimento Presencial
Atendimento presencial sem agendamento prévio, em Lisboa e no Porto.
todos os dias úteis das 9:00 às 12:00
Aconselhamos o agendamento prévio do atendimento presencial através da opção 6 da Linha Azul, porquanto:
- O atendimento presencial sem agendamento prévio destina-se a informações de caráter geral e à entrega de documentos;
- As matérias relativas à situação individual de utentes, como pedidos de atribuição de pensão, exigem uma análise prévia, pelo que carecem de agendamento.
O Atendimento (presencial, telefónico ou escrito) não realiza simulações nem indica valores prováveis de pensão. Para o efeito, os utentes dispõem de um Simulador no Portal CGA.
Lisboa
Latitude: 38° 44' 28.1" N(38.741142)
Longitude: 9° 8' 29.7" W(-9.141595)
na Sede da CGA (edificio sede da CGD)
todos os dias úteis, das 9:00 às 12:00
Avenida João XXI, n.º 63
1000-300 Lisboa
Porto
Latitude: 41° 9' 21.3" N(41.155921)
Longitude: 8° 37' 2.6" W(-8.617392)
todos os dias úteis, das 9:00 às 12:00
Rua da Boavista, n.º 353
4050-107 Porto
A Caixa Geral de Aposentações conta com a colaboração dos seus utentes para a melhoria da qualidade dos serviços que presta, devendo, nos contactos com a CGA, indicar sempre:
- Nome completo;
- Número de Subscritor ou Pensionista, conforme o caso;
- Referência da comunicação da CGA, em caso de resposta.