Como aceder à App?
Deverá instalar a App CGA Directa no seu smartphone através da loja App Store ou Google Play.
Que requisitos técnicos necessito para instalar a App?
A App está preparada para smartphones com os seguintes sistemas operativos:
- Android 5.0 e superior;
- iOS 11.0 e superior;
Pode usar a autenticação biométrica se esta for suportada pelo seu dispositivo móvel.
Posso aceder à App sem estar registado na CGA Directa?
Não, a App está disponível para utilizadores registados na CGA Directa.
Se é utente da CGA e ainda não está registado pode efetuar o seu registo aqui.
Como é feita a autenticação na App?
A autenticação é feita com o mesmo utilizador e chave de acesso da CGA Directa.
A autenticação na App com o cartão do cidadão/chave móvel digital (CC/CMD) ou com o n.º de identificação fiscal (AT) ainda não está disponível. Caso opte por uma destas credenciais para se autenticar na CGA Directa, deverá definir uma chave de acesso (na opção de menu “Chave de acesso”), a qual conjuntamente com o seu utilizador (consultar em “Ficha de utilizador”) lhe permite o acesso à App CGA Directa.
Posso guardar os meus dados de acesso?
Sim. Está disponível, no ecrã de entrada, uma opção para "Guardar dados de acesso".
No menu de "Configurações" pode desativar esta funcionalidade.
Se optar pela opção de guardar dados de acesso, o que preciso nos próximos acessos?
Nesta situação a App apresenta o campo de utilizador já preenchido. Terá de colocar a sua chave de acesso (a mesma da CGA Directa).
Se o seu dispositivo tem ativo a funcionalidade de biometria (impressão digital ou identificação facial) pode usá-la na autenticação da App, bastando para isso ativá-la no menu de "Configurações". Desta forma, apenas necessita da biometria nos próximos acessos.
Pretendo desativar a opção de dados guardados, o que fazer?
No menu de "Configurações" pode desativar a opção de manter dados de acesso gravados. Ao selecionar esta opção desativa também o acesso biométrico, caso este esteja ativo.
Não me lembro do utilizador e/ou chave de acesso, o que fazer?
No ecrã inicial de autenticação na App tem a opção para "Recuperar acessos".