1. Confirmação de dados
Estou parado na página de "login"
Deve garantir que está a introduzir o número de pensionista no formato correto (disponível ajuda na aplicação ou no ofício enviado pela CGA) e que a data de nascimento também está correta e inserida em formato válido (dd-mm-aaaa), para poder avançar.
Sou menor de 18 anos
Não é possível a realização da prova de vida por menores de 18 anos.
2. Validação de número de telemóvel
Não estou a receber a SMS com o código de validação
Garantir que está a introduzir o número de telemóvel correto, com o indicativo do país. Se não estiver correto, selecione "Voltar" altere o número de telemóvel e avance novamente.
Se o indicativo do país e o número de telemóvel foram colocados corretamente, pode solicitar o envio de um novo código, selecionando “Reenviar SMS”.
O código que recebi está inválido
Garantir que está a introduzir o código correto. Pode solicitar o envio de um novo código. A introdução do código deve ser imediata ao recebimento da SMS para não expirar.
O indicativo do país do meu número de telemóvel não está na lista
Apenas são aceites os números com indicativos dos países presentes na lista. Consulte a Lista de documentos de identificação.
Recebo SMS com sender LOQR
A LOQR é a entidade contratada pela CGA para a execução das Provas de Vida Digitais. O sender SMS é fidedigno.
3. Documento de identificação
O país do meu documento de identificação não está na lista
Poderá utilizar um documento de um país que conste na lista, mesmo que não seja o seu país de residência. Caso não possua nenhum documento válido, deve aguardar a carta da CGA para prova de vida documental.
O país de residência não está na lista
Para realizar a prova de vida poderá utilizar um documento de um país que conste na lista. Caso não possua nenhum documento válido, deve aguardar a carta da CGA para prova de vida documental.
Não consigo realizar a prova de vida com o meu Bilhete de Identidade
Na prova de vida digital não é aceite o Bilhete de Identidade portugês, só o Documento de Identificação Nacional (Cartão de Cidadão) ou o Passaporte Internacional.
4. Captura do documento de identificação
Não consigo efetuar a captura do meu documento
Garanta que está a usar o documento de identificação correto do país selecionado.
Garanta também que as condições de imagem são as melhores possíveis, segundo as indicações que são dadas: sem reflexos, boa iluminação, bem enquadradas.
Caso não consiga efetuar a captura com a câmara do seu computador, efetue com a câmara do seu telemóvel. Basta indicar que pretende a captura através de outro dispositivo e abrir a câmara do telemóvel, apontar ao QR Code e clicar no link, a partir dai será disponibilizado o processo de captura no seu telemóvel. Se ao apontar ao QR Code e não surgir link para selecionar, deverá instalar leitor de QR Code no telemóvel. Sugerimos a captura do documento através do telemóvel e pode repetir se necessário.
Não tenho Leitor de QR Code no meu telemóvel
Se não tem leitor de QR Code instalado no seu telemóvel, deve aceder à Loja na internet (Google Store) associada ao seu dispositivo (Android), e instalar qualquer das aplicações moveis que realizem a leitura de QR Code.
Os meus dados estão incorretos
Selecione "Voltar" e efetue a captura novamente. Garanta que as condições para a captura são as ideais: sem reflexos, boa iluminação, bem enquadradas.
5. Verificação de identidade
Não reconhece a minha face
Garanta que as condições de captura são as melhores possíveis, segundo as indicações que são dadas: manter a sua face na área circundante e que seja apenas a sua face o único elemento em frente à câmara.
Pode repetir até 3 vezes, se não tiver sucesso passará para a entrevista auto assistida.
Caso não consiga efetuar a captura com a câmara do seu computador, efetue com a câmara do seu telemóvel. Basta indicar que pretende a captura com o telemóvel e abrir a câmara do telemóvel, apontar ao QR Code e clicar no link, a partir dai ser-lhe-à disponibilizado o processo de captura no seu telemóvel.
6. Realização da Prova
Quantas vezes posso realizar a prova de vida?
Não existe limite para o número de tentativas na realização da prova de vida. No entanto após a comunicação do resultado da prova de vida com sucesso, não poderá realizar mais nenhuma tentativa.
Quanto tempo é expectável para receção da SMS com o resultado da prova?
A comunicação do resultado (com sucesso/sem sucesso) da prova de vida digital é realizado até um prazo máximo de 2 dias úteis após a realização da prova.
Nota: em períodos de elevada afluência ao site da prova de vida digital, o prazo acima mencionado poderá ser ultrapassado. Na ocorrência de tais períodos, estes serão comunicados no Portal CGA.
O navegador internet (browser) utilizado não é suportado para a realização da prova de vida
Deverá seguir as instruções apresentadas na página para que seja instalado no seu dispositivo uma versão do navegador internet (browser) que seja compatível.